Diferença entre Metas e Objetivos – uma ferramenta que vai te ajudar a traçar suas metas
Diferença entre Metas e Objetivos – uma ferramenta que vai te ajudar a traçar suas metas
Todo ser humano tem anseios, vontades e propósitos e, por isso, cria metas e objetivos para si. Porém, algumas pessoas acabam confundindo esses dois termos e, com isso, podem ter problemas em defini-los, principalmente na hora de criar um Planejamento Pessoal, Profissional e até mesmo Empresarial.
Muitas pessoas confundem o que são metas e o que são objetivo. Aqui abaixo vou trazer para você a diferença entre metas e objetivos.
Objetivo
Objetivos são descrições concretas de onde você está querendo chegar, o que você quer alcançar, o seu propósito. Conhecido também como sonho, ou o que te motiva diariamente em busca de uma satisfação e realização pessoal.
Vamos a um exemplo:
Vamos supor que você tem um sonho de fazer uma faculdade.
Seu Objetivo então seria fazer a faculdade, ou seja, em seu propósito de vida estaria incluso um objetivo de alto grau de relevância que seria o estudo, a Faculdade em específico.
Um outro exemplo:
Você quer porque quer comprar um automóvel.
Qual seria seu objetivo neste exemplo?
Justamente, comprar o automóvel.
É como uma das ferramentas de Coaching.
Você está no ponto A e quer atingir o Ponto B.
O ponto A é seu estado atual e o ponto B é seu objetivo (fazer a faculdade ou comprar o automóvel)
Este caminho entre os pontos é o que vamos tratar neste próximo tópico que são as metas.
Metas
Andando junto aos objetivos, as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que elas são temporais, ou seja, têm prazos específicos para acontecerem.
Logo, as metas são as pequenas atitudes que precisam ser realizadas regularmente, seja de forma diária, por semana ou por mês para se atingir ao objetivo proposto de maneira planejada e organizada.
Costumo dizer que é o caminho a ser percorrido para atingir o objetivo. Lembra do caminho do ponto A ao ponto B. Pois é, este caminho que deverá ser percorrido para conseguir o grande sonho são as pequenas metas que deverão ser cumpridas para que você possa chegar no objetivo desejado.
Exemplos:
A faculdade:
- Quando você quer fazer?
- Valor do curso?
- Quanto preciso economizar?
- Qual curso?
- Preciso de transporte?
São algumas perguntas que você precisa fazer e que estão dentro de suas metas para que você possa atingir seu objetivo.
O carro: da mesma forma.
- Qual o valor?
- Marca?
- Modelo?
- Quanto preciso economizar?
- Qual valor da parcela posso pagar? Etc.
Percebe que não adianta apenas criar um objetivo sem cumprir as metas: As chances são que não vai acontecer. Suas chances aumentam de forma drástica quando você faz um planejamento de metas e objetivos de forma adequada.
Espero que tenha ficado claro a diferença entre metas e objetivos, por mais que seja simples, muitos acabam confundindo este conceito.
E para te ajudar vou te explicar agora uma ferramenta fácil que irá te ajudar a atingir suas metas em rumo ao seus objetivos.
É a ferramenta SMART
Pode ser que você já conheça esta ferramenta, para quem ainda não conhece posso dizer que é uma ferramenta poderosa na hora de criar suas metas.
· Specific (especifica)
A meta proposta deve ser simples e compreendida por qualquer pessoa.
Quanto mais complexa sua meta, menos chance de você fazer. Digo porque já tive clientes com metas tão complexas que nem ela própria soube me explicar do que se tratava.
Então quanto mais simples, maior a chance de ser executada.
· Mensurable (mensurável)
É necessário garantir que a meta possa ser medida e sua evolução monitorada.
Ah, quero comprar um carro de 25.000,00 por exemplo, minha meta é guardar 1.500,00 por mês, durante 17 meses. Tem como medir se este dinheiro está sendo guardado corretamente, está evoluindo? Ou seja é uma meta que posso medir.
· Attainable (atingível)
A meta e alcançável? Essa é a pergunta que precisa ser feita para não empregar esforços em algo que esteja fora da sua realidade.
No exemplo de guardar 1.500,00 por mês, será que consigo? Não vai fazer falta, é um valor muito alto?
· Relevant (relevante)
A meta é de fato relevante para sua vida? Com essa pergunta você estabelece se está diante de um objetivo importante ou se trata apenas de uma vontade passageira.
Exemplo: o dinheiro que vou guardar por mês vai me apertar porém com um carro vou ter melhor mobilidade e conforto para minha família. É relevante para você? Temos que ter estes pensamentos na hora de traçar as metas.
· Time Based (temporal)
Para que você consiga estabelecer prioridades em sua vida, é preciso que toda meta tenha um prazo para ser alcançada. Isso influencia até mesmo na sua motivação com o projeto.
Fundamental estabelecer prazos, sem ele você não começa e nem termina com o projeto de seu objetivo.
Espero ter ajudado com este artigo e se você gostou deixe aqui nos comentários que assunto gostaria que fosse tratado para que possamos te ajudar da melhor forma.
Na nossa biblioteca você vai encontrar alguns materiais que você poderá baixar gratuitamente e que vão fazer literalmente a diferença para você. Inclusive um arquivo das metas Smart. BAIXE AGORA!
No próximo artigo iremos falar sobre a ferramenta 5W2H que também é de fundamental relevância na hora de fazer suas metas.
Assista o vídeo Como criar um plano de ação para 2020
Te vejo no próximo artigo.